Empresário é preso em operação contra grupo suspeito de desviar R$ 4 milhões de doações a hospitais em SC
05/09/2025
(Foto: Reprodução) Polícia Civil apura desvio de doações vinculadas à fatura de energia em Joinville
A Polícia Civil deflagrou uma operação nesta sexta-feira (5) contra um esquema que desviou dinheiro de doações para unidades de saúde feitas na fatura das Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc). Um empresário e outras duas pessoas foram presas suspeitos do crime.
Além das prisões, a Polícia Civil de Joinville, no Norte de Santa Catarina, cumpriu 16 mandados de busca e apreensão. Conforme o delegado Rafaello Ross, em dois anos e meio apenas R$ 800 mil foram doados repassados, enquanto milhões foram desviados.
✅Clique e siga o canal do g1 SC no WhatsApp
Batizada de 'Falso Samaritano', a operação apontou que as doações deveriam ser destinadas a hospitais da região de Joinville e Blumenau. Em alguns dos caso, consumidores da Celesc não haviam autorizado o desconto na fatura da energia, mas foram descontados e dinheiro desviado.
"Os mandados dentro desses hospitais e no setor de arrecadação é para arrecadar prova documental, dados e informações para entender todo o esquema criminoso, os valores efetivamente desviados, como funcionava o esquema e pessoas que ainda estejam eventualmente envolvidas com essa articulação criminosa", disse o delegado (assista ao vídeo acima).
Os três suspeitos presos são de Joinville e devem responder por estelionato por meio eletrônico, falsidade ideológica, associação criminosa e lavagem de dinheiro.
Lancha apreendida
Divulgação/PCSC
LEIA TAMBÉM:
Bebê dá entrada em hospital com lesões e homem é preso suspeito de maus-tratos
PF faz ação contra tráfico de mulheres e exploração sexual em 6 estados e na Irlanda
VÍDEO flagra pessoas sobre teto e capô de carro em alta velocidade por rua de SC
VÍDEOS: mais assistidos do g1 SC nos últimos 7 dias