Final de semana tem alerta de 'perigo' para chuvas intensas em SC; veja previsão
05/09/2025
(Foto: Reprodução) Dia de chuva em Florianópolis
Roberto Zacarias/ Secom SC
⛈️O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alertas laranja e amarelo, nesta sexta-feira (5), para chuvas intensas durante o final de semana em Santa Catarina. Também há previsão de queda de temperatura.
Conforme o órgão, o declínio, entre 3ºC e 5ºC, pode causar “leve risco à saúde”. O alerta é válido para todas a regiões do estado até as 6h de domingo (7).
✅Clique e siga o canal do g1 SC no WhatsApp
Já as chuvas podem chegar a 100 milímetros por dia, com ventos intensos entre 60 km/h e 100 km/h (veja abaixo).
Alerta laranja: aviso de "perigo" para chuvas intensas, com risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas em principalmente em regiões da Serra, Vale do Itajaí e Sul do estado. A precipitação pode chegar a 100 mm/dia, com ventos intensos. Vale até as 23h59 desta sexta.
Alerta amarelo: aviso de "perigo potencial" para chuvas intensas em grande parte do estado. Áreas próximas a Joinville, no norte, não entram no aviso. O alerta segue até as 9h de sábado (6).
🔴 O Inmet, atualmente ligado ao Ministério da Agricultura e Pecuária, mantém o “Alert-AS - Centro Virtual para Avisos de Eventos Meteorológicos Severos”. Além da previsão e do monitoramento do tempo em geral, ele emite “avisos meteorológicos”, nos quais classifica em três níveis de intensidade o fenômeno observado: amarelo (perigo potencial), laranja (perigo) e vermelho (grande perigo).
LEIA MAIS:
Primeiro frio de setembro chega nesta sexta ao Sul e avança no fim de semana para o Sudeste
Adolescente que morava em abrigo é adotado por colega de trabalho que virou figura paterna
Alerta da Defesa Civil
Em nota, a Defesa Civil de Santa Catarina também informou que o fim de semana será marcado por tempo fechado, com chuva isolada e sensação de frio.
Consta no alerta que:
Nesta sexta, as instabilidades associadas a passagem da frente fria mantém o tempo instável, com condições para temporais isolados e chuva pontualmente intensa, principalmente nas áreas que fazem divisa com o Rio Grande do Sul.
Conforme a frente fria se afasta, uma massa de ar frio avança em direção a estado, intensificando os ventos. A velocidade média fica entre 35 e 45 km/h, com rajadas moderadas a fortes, de até 65 km/h, em todo o litoral, especialmente nas áreas costeiras da Grande Florianópolis.
O mar fica agitado, com ondas entre 2 e 2,5 metros, e picos de 3 metros em alto mar. Com o aumento da maré, há condições para alagamentos costeiros, especialmente entre Florianópolis e Itajaí, no Litoral Norte. A condição persiste no sábado.
Com o avanço da massa de ar frio, a sensação de frio aumenta em todas as regiões no sábado. No amanhecer, as mínimas variam entre 3 e 7°C nas regiões de serra e no Oeste, e oscilam entre 7 e 13°C nas demais. À tarde as máximas se aproximam dos 20°C no Oeste e continuam baixas nas demais regiões, não ultrapassando os 13°C. Na serra catarinense, as máximas ficam abaixo de 10°C.
No domingo, a circulação marítima deixa o céu encoberto e com condições para chuva fraca e isolada entre os Planaltos e o Litoral. Entre a tarde e à noite, há condições para temporais isolados, com raios e rajadas de vento no Oeste e áreas que fazem divisa com o Rio Grande do Sul.
Confira a Previsão do Tempo em SC
VÍDEOS: mais assistidos do g1 SC nos últimos 7 dias